quinta-feira, 9 de abril de 2015

LIVRO DE OCORRÊNCIAS

LIVRO DE OCORRÊNCIAS



LIVRO DE OCORRÊNCIAS: QUAL A SUA IMPORTÂNCIA ? PARA QUE SERVE?

Quando entramos numa delegacia de polícia, a primeira solicitação que fazemos é a elaboração de ocorrência policial, conhecida popularmente por BO – Boletim de Ocorrência.

Assim como as delegacias de polícia registram crimes e contravenções o vigilante ou porteiro  deve registrar também ocorrências que influenciem direta ou indiretamente na segurança do posto de serviço . Esse registro é de suma importância para o controle e gerenciamento das normas procedimentais de segurança, pela empresa ou no caso de condomínios a Assembléia  de Moradores.
As ocorrências lavradas no Livro de Ocorrências Gerais referem-se:
- Crimes ocorridos dentro do posto de serviço ou condomínio  (ex: assalto, pichação, risco em capo de veiculo, furto de CD player na garagem etc.) ou em suas proximidades (furto de auto na frente do posto de serviço ou condomínio , assalto, a transeunte etc.); tudo deverá ser observado pelo profissional de segurança ou porteiro.
- Reclamações de funcionários da empresa ou moradores de condomínios ou domésticos;
- Qualquer constatação de desrespeito ás normas procedimentais de segurança estabelecidas pelo cliente ou síndico;
- Fato inusitado ou suspeito. O vigilante ou porteiro com foco em segurança, deve ficar alerta durante o serviço, para fatos inusitados ou suspeitos que possam ocorrer.Anotar placas de veículos ou motos, sempre é uma boa pedida. Todos os acontecimentos estranhos e fora do normal, devem ser registrados no Livro de Ocorrências;
- Qualquer tipo de desavença no interior do posto de serviço  ou no portão de entrada de pedestres ou veículos devem ser observadas;
- Dano ou inoperância de equipamentos de segurança como CFTV, alarmes, sensores, automatização de motores, e etc…;.

O vigilante ou porteiro  deverá anotar no livro de ocorrências a data, hora, pessoas envolvidas, características físicas de pessoas e veículos suspeito e redigir um breve relato do ocorrido.

Não existe um padrão estabelecido pelas empresa de segurança  de como preencher um livro de ocorrências ,  mas como profissional à 16 anos  e pela experiência que tenho  deixo aqui um exemplo de como preencher um livro de ocorrências  de maneira organizada e operacional que mostrará ao cliente e a sua empresa  que você presta um serviço de qualidade e organização , vejamos à seguir  um exemplo simples  de como  preencher um livro de ocorrências com dados completos e necessários para um bom desempenho de trabalho.
Aproveitando deixo aqui apenas um  reforço de lembrar à  todos os  profissionais  de segurança independente da sua  área operacional de atuação  que  antes de recebimento ou passagem de turno de serviço o profissional tem como obrigação vistoriar todo material e relacionar as suas avarias, para que isto não venha trazer complicações futuras e ressarcimento deste  material.
Tenham  sempre  em mente que a maior e mais poderosa arma do vigilante é a CANETA pois se não registrar os fatos ocorridos como poderá  se  proteger das peculiaridades de sua  profissão que aliás são muitas  porque o que mais  temos  é  o dever e não o  direito.
Outra boa dica que dou ao vigilante ou porteiro é que registre tudo em livro o que está relacionado ao seu turno de trabalho bem como por exemplo  uma nova norma interna ou mudanças de rotina de trabalho, se possível sempre anote os dados completo desta  pessoa responsável que está determinando está nova norma e se possível  em seguida após o registro dos fatos  peça por gentileza  para que a  mesma  assine a nova determinação ou norma, já em  postos de vigilância ou portaria sempre temos um responsável pela segurança o qual será comunicado do fato para que tome conhecimento e as providências necessárias, isto além  tirar sua  responsabilidades  não lhe compromete nas infrações de pessoas que estão  infringindo  as normas internas.
No mais tenho um bom trabalho porque o que queremos provar é que não somos apenas qualificados e sim os melhores.

MODELO DE PREENCHIMENTO DO LIVRO DE OCORRÊNCIAS:

- Assumo o turno de serviço com todo material de apoio em ordem e as normas em vigor descrita sem alteração:

EMPRESA: exemplo:(FALMIX SISTEMAS DE SEGURANÇA)
POSTO DE SERVIÇO: exemplo:( Transportadora UNICOM S/C)
END: exemplo:( Rua: Gauinacam 45 – Capoão )
CIDADE / DATA: exemplo: Tramontina,JO 25 de setembro de 2010 ( SÁBADO)
VIGILANTE DE SERVIÇO ou EQUIPE DE SERVIÇO: exemplo: (Vgt: Paulo Lima Mello Matr: 02378-6), se tiver mais profissionais relacionar todos como equipe de serviço.
MATERIAL DE SERVIÇO: ( Relacionar todo material de apoio como  numeração ou selo de patrimônio que vem nos  materiais de apoio como por exemplo nº revólver,  nº placas balísticas ,nº rádio NEXTEL ou HT, nº das  baterias, nº carregador de rádios, nº das tomadas e etc…;os que não tiverem numeração apenas relacione.
RECEBIMENTO DE SERVIÇO: exemplo:( Vgt: João Ubaldo Ribeiro Matr: 04569-8 )
OCORRÊNCIAS: A que se refere as ocorrências do turno anterior o qual foi relatada pelo outro funcionário  e que vc irá colocar apenas uma observação do fato, caso não tenha ocorrido nada  coloque apenas Nada houve a registrar
PASSAGEM DO SERVIÇO: exemplo: (Vgt: Carlos Antonio Pirulla Mat: 02345-7)
ABERTURA DO LIVRO:
REGISTROS:
I – Faça-se uma numeração pessoal para os fatos ocorridos por exemplo. I, II, II.
Após os registros dos fatos ocorridos no decorrer de seu turno, faça-se o fechamento do livro.
FECHAMENTO DO LIVRO
Encerro o turno de serviço com todo material de apoio em ordem e as normas em vigor descrita sem alteração.
CIDADE / DATA.:exemplo:( Tramontina, RS 25 de setembro de 2010.) SÁBADO

* Outro fato muito importante é que após todo fechamento do livro e passagem de turno colocar o seu nome e do vigilante ou porteiro que está recebendo o serviço para que ambos tome ciência  dos fatos  ocorridos e relatados e que assim se estiverem de acordo assine.





_____________________________________________________
Paulo Lima Mello 
Vigilante diurno

_____________________________________________________
Carlos Antonio Pirulla
Vigilante noturno





FONTE: http://segurancaprivadadobrasil.wordpress.com

Um comentário:

  1. Excelente artigo! bem explicativo e mostra aos qras principalmente os recém formados a importância no livro de ocorrências

    ResponderExcluir